Embora sejam todas moedas criptográficas, Bitcoin e altcoins diferem em muitos aspectos. Desde os princípios que os guiam até as enormes diferenças no seu limite de mercado, oferta e preço de mercado.

Em um podcast recente Unchained, Saifedean Ammous, economista e autor de „The Bitcoin Standard“: The Decentralized Alternative to Central Banking“, colocou uma nítida distinção entre Bitcoin Revolution e outras moedas criptográficas e também mencionou que altcoins como Ethereum não devem ser comparados com Bitcoin.

Ele também afirmou que inicialmente não abraçou Bitcoin

Ammous fez essa afirmação depois de ser questionado sobre o que pensa sobre projetos como o Ethereum. Ele disse

Eu geralmente acho que todas as outras moedas digitais não competem realmente com o Bitcoin e não são de forma alguma similares ao Bitcoin. Eu acho que a verdadeira competição deles é se eu for generoso, eu digo Amazon Web Services (AWS) e esse tipo de plataformas. E eu acho que nesse sentido você sabe, a noção de nuvem distribuída, a noção de computação em cadeia de blocos distribuída para todos os tipos de outras aplicações.

O AWS está focado em fornecer infra-estruturas para que as pessoas desenvolvam aplicações web. Ao comparar altcoins com Amazon Web Services, a Ammous disse que os projetos de blockchain excluindo Bitcoin fornecem principalmente infra-estrutura para que outros construam aplicações sobre eles.

Ele também comparou esses projetos de criptografia a empresas privadas porque elas acham fácil organizar um garfo duro. E eles geralmente são formados por uma pequena equipe, o que torna arriscado para os investidores confiar completamente neles.

Bitcoin também difere de outras moedas criptográficas em termos de política monetária. Para Bitcoin, isto é garantido, disse ele.

Outra característica sobre a qual Saifedean Ammous falou é como Bitcoin é a única moeda com uma proposta de valor real. Essa proposição de valor real é motivada porque o Bitcoin não pode e não é controlado por ninguém mesmo que algumas pessoas tenham tentado fazer algumas mudanças no protocolo, mas falharam.

Altcoins são Projetos de Ensino Médio

Ammous também se referiu aos altcoins como „projetos de ensino médio“ e não algo em que um investidor sério deveria se envolver. Falando de sua posição sobre outras moedas criptográficas, ele comentou, „conte comigo firmemente no campo dos céticos quando se trata de todas as outras moedas“.

Quando questionado sobre como ele entrou em contato com Bitcoin, Ammous disse que a moeda criptográfica estava na mesma linha de interesse de sua carreira passada como professor universitário em economia. Ele também afirmou que inicialmente não abraçou Bitcoin, foi cético sobre isso, mas mais tarde se aventurou depois de perceber que a moeda criptográfica era algo „interessante“ e tinha „pernas“.